sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Juka concede entrevista para o blog Tex Willer, de Portugal


O colecionador e roteirista João Marin, conhecido simplesmente por Juka, foi entrevistado por José Carlos Francisco para o Blog Tex Willer, de Portugal. Juka é membro da AQL - Associação dos Quadrinhistas de Londrina e, no momento, está trabalhando na edição da revista Dossiê Negro que deverá ser lançada em janeiro de 2012. Na entrevista Juka fala sobre sua paixão por Quadrinhos e sua coleção. Para ler a entrevista completa clique aqui.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Editor da Júpiter II doa revistas raras para a Quadrinhoteca Alvaro de Moya


Na semana passada recebi uma ligação do amigo José Salles, editor da Júpiter II, que manifestou sua intenção de doar um grande lote de revistas para a Quadrinhoteca Alvaro de Moya. Eu já havia mandado um relatório para ele mostrando como está o funcionamento da "gibiteca" da Associação dos Quadrinhistas de Londrina, afinal Salles já havia doado revistas antes mesmo do projeto ser colocado em prática. Satisfeito com o resultado e confiando no nosso trabalho, o pesquisador e editor de Quadrinhos só fez uma exigência: que eu fosse buscar a doação. Combinei com Humberto Yashima para irmos buscar a revistas. Sábado, dia 29, no final do dia, saímos de Londrina rumo a cidade de Jaú. Muita chuva! Enfrentamos uma tempestade, havia árvores caída pelo caminho, e uma viagem que duraria 4 horas, demorou 7!


Chegamos em Jaú meia-noite e fomos direto para um hotel. Não quisemos incomodar o nosso mecenas, afinal era muito tarde. Depois de uma boa dormida, na manhã seguinte, fomo para a casa do Zé Salles, que nos recebeu com um largo sorriso. Depois de uma rápida conversa, onde fez questão de manifestar sua alegria em poder compartilhar com outros interessados esse acervo, nós o ajudamos a encaixotar as revistas. Mal acreditávamos na qualidade do material doado, além de serem revistas raras (anos 1950/60 e 70) ainda estão, na sua grande maioria, em bom estado de conservação.

O editor combinou conosco uma visita a Londrina para conhecer pessoalmente a Quadrinhoteca Alvaro de Moya e para a realização de um bate-papo durante um evento que estamos planejando para janeiro. Do material doado deveremos montar uma mostra de Quadrinhos Antigos e Raros para a mesma época. Fora as revistas, Zé Salles ainda nos brindou com uma caixa que chamou de "a cereja do bolo" com cromalins, originais e fotolitos... Mas, isso é assunto para uma outra conversa.


Fica aqui o registro do nosso agradecimento a José Salles pela doação, que vamos zelar e colocar a disposição dos interessados na pesquisa de Histórias em Quadrinhos. Valeu, Zé. Obrigado.

(Texto de Eloyr Pacheco)

Confira mais fotos aqui!