quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Eloyr Pacheco e Juka representam a AQL no FIQ! 2011, de Belo Horizonte

De 9 a 13 de novembro em Belo Horizonte, Minas Gerais, foi realizada a 7ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos. Eu e João Marin, conhecido como Juka, fomos participar do evento: eu participei de sessões de autógrafo da revista Escorpião de Prata e Juka, depois de ter apresentado o projeto da Dossiê Negro no Fest Comix, também o apresentou no FIQ!

Eu já havia participado de duas edições do FIQ, mas achei esta edição a melhor delas. Pelo menos, a mais agitada e alegre! Eventos como esse, para nós do meio editorial, são muito legais porque revemos amigos que há muito não vemos; encontramos pessoas que só nos conhecem por e-mail ou através do nosso trabalho e ainda somos apresentados a novos talentos.

Depois de rever gente como Will, Daniel Esteves, Cadú Simões, Gilmar, Leonardo Melo, André Caliman, Rodrigo Febrônio, Marcos Venceslau, André Freitas, Caio Majado, Fiuza conheci pessoas como Giorgio Galli e Marcio Fiorito. Na verdade, neste momento, eu não saberia mencionar todas pessoas que conheci neste grande evento.


Larry Ganem, Rod Reis e Eloyr Pacheco

Também revi e, embora rapidamente, troquei ideias com Ivan Reis, que esteve em Londrina em 2008, Rod Reis, Fernando Gonsales, Alex MirLelis, Daniel HDR... O Joe Prado que havia muito que eu não via só cumprimentei rapidamente, assim como o Sidney Gusman. Conheci e conversei com Fabrizio Andriani e Paulo Pacheco Jr (não deve ser meu parente!), ambos da Gibicon. Conheci Eduardo Ferigato, Eduardo Pansica, Cris Bolson e Ig Guara, todos trabalhando para o mercado norte americano.


Franco de Rosa, Sama e Eloyr Pacheco

Revi o Franco de Rosa e seu filho Pedro de Rosa (que cresceu!) e que agora trabalha com o pai em projetos editoriais e gráficos. Franco me apresentou Sama e o escultor Helder M. Também pude bater um papo com Gualberto Costa e Ricky Goldwin.



Rafael Grampá, Eloyr Pacheco e Rafa Coutinho

Também pude conversar um pouco com o Rafael Grampá e o Rafael Coutinho (este deve visitar Londrina em janeiro!).

Gosto de conversar e se pudesse ficava batendo papo, e, com isso, nem fui atrás dos convidados internacionais: Jill Thompson, autora de Os Pequenos Perpétuos que eu editei no Brasil, e Bill Sienkiewicz. O Bira, que pude mais uma vez ouvir tocando gaita, me apresentou a Hyung Min-Woo – criador de Priest –, Sang-Sun Park – criadora de Tarot Café – e ainda Sophie Jang, uma das diretoras da Komacon (Korean Manhwa Contents Agency). Presentei esse pessoal com um exemplar da Escorpião de Prata.


Sketch do Escorpião de Prata por Geraldo Borges

Na sessão de autógrafos que participei, eu conversei com Marcelo Saravá e Marlon Tenório... Autografei para leitores da Escorpião de Prata de Natal, Fortaleza e Recife. Falando em Fortaleza, Geraldo Borges me emocionou quando, numa conversa, ele me fez lembrar de um concurso da ABRA realizado há anos em São Paulo e que ele participou. Eu fui um dos jurados deste concurso e o incentivei a seguir carreira, que agora está sólida. A gente faz história mesmo sem querer! Borges fez um sketch do EP durante um outro papo no restaurante da Pousadinha Mineira, onde muitos dessa turma que citei estavam hospedados.

Voltei com muito material, entre isso tudo: um exemplar do livro A Balada de Johnny Furacão, presente do Franco; uma Green Arrow Industries autografada pelo Ig Guara, que também fez um sketch do Besouro Azul para o acervo da AQL; uma Wonder Woman #608 autografada pelo Geraldo Borges; as duas edições do Salomão Ventura - Caçador de Lendas que ganhei do Giorgio Galli; um exemplar da Caroço no Angú, que ganhei do Gilmar (ele vaio autografar esse exemplar aqui em Londrina em janeiro!); um O Beijo Adolescente autografado pelo Rafa Coutinho; um SOS autografado pelo jovem Felipe Nunes; uma arte original do Daniel HDR e um sketch do Hulk feito pelo Eduardo Pansica, ambos para o acervo da AQL.

Como disse logo no início deste texto: o FIQ 2011 foi muito divertido! Que venha 2013 e mais uma edição do FIQ!

Texto de Eloyr Pacheco
PS – Caso eu tenha esquecido de mencionar alguém, desculpem aí a minha senilidade. (Risos.) PS 2 - Tem mais fotos aqui.