terça-feira, 18 de outubro de 2011

AQL com Manicômio, Dossiê Negro e Escorpião de Prata no Fest Comix 2011

Considerado o maior festival de Quadrinhos e Mangá da América Latina foi realizado de 14 a 16 de outubro em São Paulo a 18ª edição do Fest Comix. O Festival, coordenado por Jorge Rodriguez, aconteceu no Centro de Eventos São Luis e contou, entre outras atividades, com sessões de autógrafos e palestras de Luke Ross, Mike Deodato, Will Conrad, Fábio Moon, Gabriel Bá, Danilo Beyruth, Laudo Ferreira Jr e Omar Viñole.

Alex Duran, Eloyr Pacheco, Juka e Paulo Kenji

Convidados pelo Quarto Mundo, representaram a AQL – Associação dos Quadrinhistas de Londrina no estande do coletivo, os roteiristas e desenhistas Eloyr Pacheco, Paulo Kenji, Juka (João Marin) e Alex Duran. No estande do Quarto Mundo se revezaram vários quadrinhistas, entre eles, Cadu Simões (Homem Grilo), Gil Mendes, Will (Sideralman), e Daniel Esteves (Nanquim Descartável). Visitaram o estande, entre outros, Alexandre Damas, Chicuta, Roberto Guedes (Meteoro), Celso Freixo (Comic Hunter), Mario César (Entre Quadros) e Samuel Bono (Bucha).

Manicômio
O catalogozine Manicômio, criado para a exposição de Paulo Kenji no Espaço Arte Sergio Russo (saiba mais aqui), foi distribuído durante o evento. O traço singular do ilustrador chamou a atenção.

Dossiê Negro
Juka e a Dossiê Negro no estande do Quarto Mundo

Rodolfo Zalla e Juka

O mestre Rodolfo Zalla fez uma sessão de autógrafos da revista Calafrio, que teve duas novas edições publicadas pelo CLUQ, a #53 e a #54, na continuação de onde o famoso título de terror parou de ser editado. Essa atividade foi especialmente acompanhada por Juka, que já teve roteiros seus publicados por Zalla, e que tinha o objetivo de apresentar ao mestre o projeto da revista Dossiê Negro. Muito cortes, o mestre Zalla ficou muito feliz com a ideia de mais uma revista do gênero no mercado e convidou Juka para voltar a escrever para a Calafrio. Os dois manterão contato para combinar o roteiro a ser produzido provavelmente para a edição #55. Incentivado pelo pessoal do Quarto Mundo, que também gostaram muito da proposta editorial, Juka pretende lançar a Dossiê Negro no FIQ!, de Belo Horizonte, que será realizado em novembro.

Escorpião de Prata
Eloyr Pacheco e a Escorpião de Prata no estande do Quarto Mundo

Eloyr Pacheco autografou mais uma vez na capital paulista a revista Escorpião de Prata. A publicação já havia sido lançada em São Paulo numa sessão de autógrafos na HQMix Livraria, localizada na Praça Roosevelt. O desenhista Hugo Nanni (Clube da Voadora) apresentou a Eloyr Pacheco as páginas prontas do encontro entre Escorpião de Prata e Raio Esmeralda, do cearense Edvânio Pontes, que ainda não tem data para lançamento. Aproveitando a oportunidade, Nobu Chinen que está fazendo um levantamento do heróis negros nos Quadrinhos, gravou com Pacheco um depoimento sobre a criação e o desenvolvimento do personagem Escorpião de Prata.