AQL

Um pouco da história da AQL
A Associação dos Quadrinhistas de Londrina foi criada por Eloyr Pacheco em 1994. Atuando informalmente, mas como catalizadora de quadrinhistas e ilustradores, muitas atividades e eventos foram desenvolvidos devido a sua existência. Retornando para Londrina, depois de mais de 10 anos em São Paulo, Pacheco voltou a trabalhar para consolidar a AQL, que voltou a agrutinar desenhistas de Londrina e região. Levaram a logo da AQL: 24 Horas de Quadrinhos, SESC em Quadrinhos, Odisseia HQ, Dia D RPG, entre outros.

Em janeiro de 2009, a Revistaria Odisseia, na época através de seu proprietário Carlos Martins, ganhou uma sala para ser a sede da Associação. Neste ano foi comemorado o Dia do Quadrinho Nacional, e no ano seguinte foi criada a Semana do Quadrinho Nacional, com o apoio do SESC Londrina. Em janeiro de 2011 foi realizada a 2ª Semana do Quadrinho Nacional, agora em novo espaço: no Centro Cultural Eloyr Pacheco, maior e melhor adequado para as suas atividades. Na nova sede está sendo organizada uma quadrinhoteca; está consolidada a Linha Clara Escola de Artes; criado o Espaço Arte Sergio Russo e, ainda, um estúdio de produção. A Linha Clara Estúdio e Escola de Artes, dirigida por Eloyr Pacheco, atua como parceira da AQL dando-lhe suporte e apoio.

Coletivo Syndicate Ink
O Syndicate Ink, coletivo de produção da AQL, publica o fanzine "Deu Nisso?!". A edição #1 foi publicada em maio de 2008 depois da realização de um curso de produção de Histórias em Quadrinhos no SESC Londrina. A edição #9 teve capa em cores e distribuição exclusiva na Rio Comicon, realizada em novembro de 2010 na Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro. No momento, as edições #5, 6 e 7 estão disponíveis para download gratuito (clique nas capas abaixo para baixar). As demais edições estão sendo preparadas para também serem disponibilizadas. Aguarde novas informações em breve. A edição #10 do Deu Nisso?! está no prelo.
 Deu Nisso?! #5
 Deu Nisso?! #6
Deu Nisso?! #7
Escorpião de Prata
A revista Escorpião de Prata, de Eloyr Pacheco, também recebeu o selo do coletivo Syndicate Ink. A publicação também teve o apoio da Kan Editora, de Londrina, que publica a revista Coyote. O personagem é "dono" de um fotolog onde atualizações frequentes mantém seus fãs a par das novidades. Clique aqui para acessar o flog.

AQL com nova diretoria
No momento, a Associação dos Quadrinhistas de Londrina está em fase de formalização e teve no dia 4 de março um nova diretoria eleita. O quadro diretor da AQL é formado por Paulo Kenji - Presidente, Dilan Gama - Vice-Presidente, Yara Rodrigues - Secretária e Humberto Yashima - Tesoureiro. O conselho fiscal é formado por Clovis Galdino Gumiero, Henrique Soares de Lima, Lucas Tanaka, Valdi Fernandes e presidido por Sergio Vasconcellos. Eloyr Pacheco é mantido como consultor e mantenedor da Associação dos Quadrinhistas de Londrina, sempre corrigindo e mantendo a entidade afinada com seus objetivos.